5 ações fáceis de implementar a reciclagem na sua empresa

Segundo dados publicados pelo Instituto GEA – Ética e Meio Ambiente, cerca de 14 milhões de quilos de lixo são coletados por dia apenas na cidade de São Paulo – e a quantidade só tende a aumentar. Para evitar desperdícios, acúmulos de lixo ou descartes inadequados, é fundamental desenvolver e apoiar programas de reciclagem.
Porém, não é só em casa que devemos prestar atenção quanto a separação dos resíduos recicláveis. No ambiente de trabalho, por exemplo, estes resíduos também são gerados o tempo todo. Se sua empresa ainda não possui uma iniciativa de reciclagem, não deixe de conferir este post. Trouxemos dicas fáceis para introduzir na rotina, mas que fazem toda a diferença:
Separe e destine corretamente as peças descartáveis, como copos e talheres. Eles chegam à natureza quando são descartados de forma incorreta, podendo ficar no solo em processo de decomposição por cerca de 200 anos ou prejudicarem animais marinhos quando chegam ao oceano.
Instale lixeiras em locais de fácil acesso. Também é importante que haja uma lixeira para cada tipo de resíduo: papel, plástico, metal, vidro e lixo orgânico. Dependendo do tamanho da empresa, procure instalar mais de um ponto para o descarte dos resíduos.
Entregue o material reciclável recolhido aos catadores da sua cidade. É possível doar todo material que foi separado na empresa direto para esses prestadores de serviço, que dão a destinação correta aos materiais de forma simples e prática.
Compre papel reciclável e baterias recarregáveis. Para cada tonelada de papel reciclado, são poupadas aproximadamente 20 a 30 árvores. Já as baterias recarregáveis, seu tempo de vida iguala-se a 1000 baterias comuns.
Use cartazes para informar sobre a importância da reciclagem e incentivar essa atitude. Pode ser uma excelente maneira de explicar e educar os funcionários sobre o assunto, além de mostrar que não se trata de um processo difícil e complicado de implementar na rotina.
Fonte:
Pensamento Verde
eCycle
Ciclo Vivo