Qual a qualidade da água que sai da sua torneira?
Ao abrir a torneira da sua casa, você já refletiu sobre a qualidade da água que chega até suas mãos?
A água da torneira é segura para beber?
Dúvidas de muitos brasileiros, a resposta pode depender da região, da bacia hidrográfica e do tratamento que a água recebe, entre outros fatores, por isso, trouxemos alguns dados que são de interesse de todos.
Em uma pesquisa publicada pelo Repórter Brasil em 2019 com dados estudados entre 2014 e 2017, uma mistura de vários agrotóxicos foi encontrada na água de 1 em cada 4 cidades do Brasil. Dentre as cidades, estavam incluídas as capitais de São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Manaus, Curitiba, Porto Alegre, Campo Grande, Cuiabá, Florianópolis e Palmas.
Segundo a Agência SENADO, atualmente, no Brasil, quase 35 milhões de pessoas vivem sem água tratada.
Em 2020, a população do Rio de Janeiro relatou problemas com a qualidade da água, entre eles, cheiro, cor e gosto. Além disso, estes problemas foram intensificados após a Cedae (Companhia Estadual de Água e Esgoto) encontrar detergente na água da estação do Guandu.
Esta estação é responsável pelo abastecimento da maior parte da região metropolitana do Rio de Janeiro.
Como descobrir a qualidade da água da sua cidade?
Você pode consultar o Mapa da Água, que reúne informações de testes feitos pelas empresas de abastecimento e enviados ao banco de dados do Ministério da Saúde.
Outra opção é o site Água Boa de Beber, ferramenta de monitoramento socioeducativo lançada pelo Ministério Público Federal em 2021.
É sempre importante lembrar o quanto o consumo consciente e cuidados com a água são fundamentais para vida!
Quer ler mais conteúdos como este?
Acompanhe sempre nosso blog!